quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia Mundial do Consumidor


Hoje dia 15 de Março, celebra-se em todo o mundo o Dia do Consumidor.
Em Portugal os consumidores têm vindo gradualmente a ganhar cada vez mais direitos, muito graças à entrada na União Europeia, e à adopção de boas praticas existentes em países como a Alemanha, França etc...
Ainda assim continuam a existir sectores onde se verificam abusos constantes que têm de ser corrigidos, e só o serão com a ajudar de todos nós, falo por exemplo da Banca e Empresas de Financiamento, Seguros e Telecomunicações onde continuam a existir demasiadas letras miudinhas, demasiados contractos lesivos apenas para uma das partes, condições de alteração unilateral enfim...
Cada um de nós têm consigo uma arma para combater esses abusos, quer seja o livro de reclamações, as cartas e exposições a provedores, os julgados de paz e em ultimo caso tribunais.
Perde-se tempo? Bem...podemos dizer que se investe tempo, e se arranjam algumas chatices, mas na maioria dos casos vale mais do que por e simplesmente ficar calado e manter o assunto entre amigos. Por vezes estamos estão focados na nossa revolta que nos esquecemos de fazer as coisas certas, já assisti casos em que as pessoas reclamaram e a resposta que receberam foi "...Com certeza, vamos resolver o seu assunto e ainda bem que reclamou, assim melhoramos o nosso serviço, senão reclamasse nunca teríamos detectado esse problema..."
É certo que não é a regra, mas vale sempre a pena fazermos valer os nossos direitos.

Deixo-vos com alguns sites, que costumo consultar sempre que tenham dúvidas sobre os meus direitos e que me têm sido incrivelmente uteis:





Portal do Cliente Bancário


Instituto dos Seguros de Portugal 


Espero que estes links vos possam ser uteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário