segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reclamar e Poupar - Serviços de TV, Internet e Telefone


Actualmente indispensáveis na nossa vida os serviços de televisão por cabo, telefone e internet, acabam por levar muitas vezes uma parte considerável do nosso orçamento familiar.
A solução de poupança mais drástica e legitima nos casos em que o dinheiro escasseia para as coisas mais básicas é incrivelmente simples, acabar com tudo.
Para os restantes casos a solução é igualmente simples, embora exija alguma dese de paciência e esforço, mas com passos muito simples conseguimos alcançar grandes poupanças:

1) Verifique se já está fora do período de fidelização, ou caso o mesmo esteja vigente quanto tempo falta para o termino do mesmo.

2) Analise todas ofertas existentes no mercado, pois existem mais operadores além da Zon e do Meo, e compare os serviços de cada um deles.

3) Contacte a linha de apoio a clientes e com base em factos, negoceie a alteração do seu plano tarifário, de modo a poder baixar o valor final da factura. Se necessário ameace o cancelamento do serviço, mas opte em primeiro lugar por invocar alteração de condição económica e uma possível mudança de operador.

Nunca ligue para o apoio a clientes sem saber concretamente aquilo pretende e que pode ter.
Eu por exemplo costumo fazer este tipo de chamadas sempre que o contracto faz um ano, na primeira vez que o fiz a factura caiu dos 65,00 € mensais para os 32,00 €, com o acréscimo considerável de serviços.
Ultimamente tem sido mais difícil mexer no preço, mas tenho conseguido acrescer mais serviços ao meu pacote, o que não deixa de representar uma poupança.
Um dos itens que deve ser necessariamente mexido é a velocidade de internet, para a grande generalidade das pessoas 30 mb/s é um exagero, pois tais velocidades nunca são verdadeiramente atingidas e mesmo que o sejam ninguém as vai aproveitar realmente. 
É o mesmo que comprar um Ferrari para fazer todos os dias um caminho citadino de 10 Km em para-arranca. Diria que 5 mb/s em 90% dos casos já é óptimo.
Se apenas usa telemóvel, porque razão terá um pacote com chamadas ilimitadas? Se apenas vê 5 canais porque razão tem um pacote com 70 ou 100? Dá que pensar, não?
Enfim existem todo um conjunto de questões que temos que nos colocar a nós mesmos e que depois de bem definidas servem de base a uma negociação que nos pode poupar imenso dinheiro.
Convém estar sempre atento aos preços, porque eles mudam com regularidade e acreditem no que vos digo, nunca nenhuma operadora vos vai ligar a dizer que estão a pagar demasiado e que por isso vos vão dar um pacote mais adequado às vossas necessidades.
Para os mais distraidos segue a lista de operadoras actualmente existentes em Portugal:

Além deste exercício mais simples pode ainda fazer outros um pouco mais complexos que passam por perceber se é mais vantajoso ter todos os serviços numa operadora, ou cada um deles em operadoras diferentes.
Por exemplo ter tv + telefone da Zon, mas a net ser móvel da Optimus, ou ter todos os serviços inclusive o telemóvel da Zon.
Enfim, também aqui podemos quase dizer que o céu é o limite, assim haja vontade da sua parte em investir algum tempo a analisar as suas necessidades e a casa-las com aquilo que o mercado oferece.


Sem comentários:

Enviar um comentário