quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dica Rápida - Desinfectar e tirar o cheiro das garrafas reutilizáveis


Quem como eu costuma usar a sua garrafa reutilizável de alumino no trabalho, ou tem daquelas garrafas plásticas para beber enquanto faz exercicio (tanto as de ginásio, como as de ciclismo e outras) sabe que quando elas chegam da loja ou com o uso prolongado, ganham um cheiro estranho e dão um sabor à água que nos faz repensar a sua utilização.
Verdade seja dita, o cheiro costuma ser tanto maior quanto mais barata é a garrafa, mas o problema resolve-se sem ter que comprar o que quer que seja de xpto.
Ora a solução para limpar bem estes recipientes e retirar o cheiro de vez é estupidamente simples, prático e acima de tudo muito barato.
Depois de comprar a garrafas, encha-a de 1/4 de água (pode ser metade, mas apenas gasta água e não limpa melhor) e coloque lá dentro uma colher de sal (de sobremesa ou sopa, consoante o tamanho da garrafa) e agite muito bem. Se o cheiro for persistente, repita o processo e se necessário adicione água quente em substituição da água fria.
É uma técnica super simples, que me permite ter mais confiança na água que bebo diariamente da minha garrafa de alumínio.

Para quem não sabe, esta técnica resulta pelo facto do sal ter um elevado poder bacteriano a par do vinagre por exemplo, e por ter algum poder abrasivo também. 
Não era à toa que muitas das nossas avós adicionavam um pouco de sal quando lavavam a salada.

1 comentário:

  1. Perfeito. Tão simples e tão eficaz. Eu já andava a desesperar com este aroma metálico. Por isso o meu avô lavava sempre as garrafas de vinho usadas com sal...

    ResponderEliminar