sexta-feira, 20 de abril de 2012

Poupe, mas navegue seguro na internet

Quem tem computador, já deve ter tido ou pelo menos ouviu falar de problemas associados por vírus e outro malware informático.
Não é difícil nos dias de hoje ser infectado por um destes ficheiros, ou entramos numa página que não devíamos, ou instalamos aquele programa de origem duvidosa, colocamos a pen de um amigo menos cuidadoso, ou abrimos aquele vídeo divertidíssimo que alguém mandou por e-mail, mas que era tudo menos um vídeo divertido. 
Existem um conjunto de práticas que devemos adoptar para contornar estes problemas, mas devemos sobretudo ter instalado em qualquer computador pelo menos um sistema anti-vírus e aquilo a que se chama uma firewall. Fazendo uma analogia simples o ant-vírus funciona como o nosso cão de guarda, que persegue e afasta os intrusos, enquanto a firewall é o portão e o gradeamento, ajuda a fazer uma triagem daquilo que entra no nosso espaço.
Existem um sem numero de soluções no mercado e são por norma muito caras nas lojas portuguesas, chega a ser ridículo. 
Para todos aqueles que preferem comprar soluções pagas estou já a preparar um post sobre um bom local para comprar anti-virius da Norton, Kaspersky etc a um bom preço, mas este post é de facto dedicado a divulgar soluções de segurança gratuitas, que estão acessíveis a todos.
É óbvio que não são muitas vezes tão robustas como as soluções pagas, mas uma coisa é indiscutível, entre ter um anti-virus razoável e não ter nenhum, a opção parece-me clara.


Apresento-vos então algumas das soluções actualmente disponíveis:


AVG - é um dos anti-virus gratuitos mais conhecidos do mercado.


AntiVir- de origem alemão, seria uma das minhas recomendações, o único senão é mesmo a publicidade quando se actualiza, fora isso, nunca me deu problemas;


Comodo  - esta é uma solução completa de anti-vírus e firewall, sempre funcionou bem lá em casa, e apesar de por vezes ser um pouco chata nunca deu chatice.


Avast - é outra opção no que se refere aos anti-vírus gratuitos.


Espero que este post vos seja útil e partilhem outras soluções que conheçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário