quinta-feira, 18 de abril de 2013

Museus Gratuitos esta quinta-feira



Hoje é Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e por isso hoje as visitas a esta locais são hoje gratuitas. Excepção feita ao Palácio Nacional da Ajuda que tem neste momento patente a Exposição da Joana Vasconcelos.

Para quinta-feira, estão previstas 490 actividades em todo o pais, em 170 concelhos do continente e regiões autónomas, que envolvem 298 entidades públicas e privadas, revelou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O destaque do dia vai para Coimbra que entre outras actividades relacionadas com o dia, terá um minijogo da Glória sobre os monumentos de Coimbra, que se vai realizar na 
Torre de Almedina, e a animação na baixa com ranchos folclóricos.
A Marinha Portuguesa também se associa ao dia com a realização de "visitas comentadas" ao Convento das Trinas, em Lisboa, onde se encontram polos museológicos de Oceanografia e Hidrografia, e ainda visitas guiadas ao Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, nos arredores Lisboa, e à Cordoaria Nacional, à Biblioteca Central de Marinha e ao Arquivo Histórico de Marinha, na capital.
A Autoridade Marítima Nacional promove visitas guiadas aos faróis da costa continental portuguesa dos Açores e Madeira, nomeadamente os localizados em Montemor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, perto de São Pedro de Moel, Cabo Carvoeiro, Cabo Espichel, Cabo de São Vicente, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António, no continente, nos Açores, os de Ferraria, Arnel, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Barca, Ponta da Ilha, Ponta do Topo e Albarnaz e, na Madeira, o farol da Ponta do Pargo.
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, ao Campo Grande, propõe a realização de dois percursos, orientados pelo arquitecto João Pardal Monteiro e pela directora da instituição, Maria Inês Cordeiro, respectivamente, com uma visita às diferentes áreas do edifício mais representativas da sua funcionalidade e estética, e "os caminhos dos livros e dos leitores no funcionamento da biblioteca, visitando diversas áreas não públicas", segundo nota da BNP.
Entre os 170 concelhos onde se realizam actividades, a Câmara de Oeiras propõe um programa que se estende a sexta-feira, na freguesia de Barcarena.
Na quinta-feira, realiza-se uma visita guiada à estação arqueológica do Castro de Leceia, e o atelier "Qual a história que já existe dentro de nós?", na Fábrica da Pólvora.
Na sexta-feira, às 10:00, o investigador José Meco orienta uma vista guiada à Quinta de N.ª Sr.ª da Conceição e, à tarde, realizam-se visitas guiadas à igreja de São Pedro e à capela de São Sebastião.

Post escrito com base no artigo do Diário Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário