segunda-feira, 1 de abril de 2013

Google Maps – A ferramenta que ajuda a poupar



Com os preços dos combustíveis sempre a subir, achamos que tínhamos de tomar mais medidas além do simples andar menos de carro, ter hábitos de eco-condução, ou andar sempre à procura do melhor preço dos combustiveis.
Embora algumas pessoas achem ou possam achar que somos loucos começamos a fazer aquilo que fazem há muito as empresas de transporte, traçar rotas com a ajuda do Google Maps e do Via Michelin.
O ponto de partida foram os nossos percursos habituais, começamos a coloca-los no Google Maps e a simular se estávamos a fazer o trajecto mais curto ou se estávamos a fazer o mais longo, e em alguns casos tivemos grandes surpresas, pois acabamos por descobrir percursos que nem sonhávamos e que além de combustível nos poupavam tempo.
Essas poupanças resultavam do facto de podermos seleccionar zonas que normalmente têm menos trânsito,  e também porque em dados percursos nos cruzávamos com supermercados e outros serviços, o que nos permitia evitar deslocações adicionais (passamos a planear estas rotas tb).
O bom do Google Maps é que ele nos permite “brincar” com os pontos de origem e chegada, mas respeita sempre o sentido do trânsito, pelo que salvo raras excepções não existem surpresas.
Além disso tem uma opção (mais no caso de Lisboa) de simular o mesmo percurso a pé, de carro e de transportes públicos, algo que por aqui também se revelou já muito útil.

Enfim aquilo que fizemos no fundo foi observar a eficiência utilizada em empresas e aplicar com as necessárias adaptações (não existem softwares complexos ou mapas detalhadíssimos com horas e assim) ao nosso quotidiano. Embora não tenhamos numeros super científicos, uma coisa é certa o ponteiro tem andado mais em cima e a carteira também não se tem queixado.

E vocês têm outras estratégias, para poupar nos percursos diários?

Sem comentários:

Enviar um comentário