quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia Mundial do Animal


Hoje dia 4 de Outubro é o Dia Mundial do Animal.
A data foi estabelecida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença, e teve em conta o facto de hoje se celebrar o dia de S. Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. Por todo o pais existem vários eventos a comemorar este dia, como em Oeiras, Evóra e outros locais.
Neste dia nunca é demais relembrar que os animais, quaisquer que eles sejam cães, gatos, aves, animais da quinta, répteis ou outros, não são coisas que compramos e deitamos fora quando nos começam "a pesar" na carteira ou no tempo, são seres vivos na maioria dos casos entregues ao nosso cuidado e que merecem todo o carinho, atenção e respeito. 

Se estiver a pensar em adoptar um novo amigo, pense bem em todos os aspectos relacionados com a sua acção, caso a sua escolha recaia sobre um cão ou gato, questione-se sobre todos os pontos associados a essa acção, usando estes links na união Zoófila: Cão / Gato

Em vez que ir a correr a uma loja comprar um animal, visite primeiro uma associação ou um canil municipal, além da adopção ser gratuita, ainda salva a vida de um animal que no caso dos canis pode ser abatido no espaço de dias.
Caso não tenha um animal ou não tenha condições para ter um, aproveite este dia e contribua para qualquer uma das associações de apoio, quer seja com um donativo em dinheiro, com o seu tempo enquanto voluntário ou simplesmente com um saco de ração ou de areia para gatos etc.

Sem me querer alongar ficam alguns links úteis:

Para adoptar:

- Canis municipais, estes são apenas alguns Lisboa, Seixal, Coimbra...
- SOS animal 
- Directório Animal 

Ajuda Alimentar.
- Banco Alimentar Animal

Forúns onde pode encontrar muita informação de como cuidar dos seus animais, partilhar experiências etc
- Forúm Aquariofilia
- Forúm Aves
- Arca de Noé
- Mundo dos Animais
- Bichezas
- Companhia dos Animais

Se conhecerem outros estejam à vontade para os colocar nos comentários, toda a informação é bem vinda.
Aproveitem bem este dia com os vossos animais e tenham um dia feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário