quinta-feira, 10 de maio de 2012

Poupar na Factura da Eletricidade - Escolher outro Fornecedor

Existem várias maneiras/dicas para diminuir o seu consumo de eletricidade, mas existe uma que se calhar nem sempre lhe passou pela cabeça, a de mudar de operador.
Com o aproximar da liberalização total do mercado eléctrico surgem cada vez mais operadores a disputar as nossas facturas de energia, pelo que pode ser interessante avaliar a mudança de operador.
A semana passada por exemplo a Galp Energia estreou-se no mercado da eletricidade com uma promoção que oferece 5% de desconto a quem contracte também o gás natural desta companhia.
As empresas concorrentes da EDP acenam-nos geralmente com um desconto de 5% na factura, mas é importante ler todas as letras, pois estes descontos são muitas vezes válidos apenas por um ano, e incidem apenas sobre a eletricidade consumida, logo uma boa parte do peso da factura como são as taxas de difusão, incentivo às renováveis etc fica inalterado.
Se tem neste momento um tarifário bi-horário, então ignore completamente este post, pois nenhuma das operadoras do mercado liberalizado dispõe deste produto, enquanto poder mantenha-se fiel ao que tem actualmente.
O propósito do post, não é dizer que deve mudar para este ou aquele, é apenas sensibilizar os menos informados, que as novas opções vão surgindo e que a poupança de faz pelo facto de estarmos informados e em cima do acontecimento.
Existem por ventura muitas pessoas, para quem a mudança faz todo o sentido e permite alguma poupança anual. Mas insisto, leiam todas as letrinhas do contracto. 

Operadores de eletricidade c/ oferta comercial p/ mercado doméstico:


Galp On
EDP
Iberdrola
Endesa


No Fórum Finanças Pessoais, do qual falei no post anterior, existe já alguns tópicos esclarecedores e que podem ajudar certamente a dissipar algumas das vossas dúvidas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário