Existem várias maneiras/dicas para diminuir o seu consumo de eletricidade, mas existe uma que se calhar nem sempre lhe passou pela cabeça, a de mudar de operador.
Com o aproximar da liberalização total do mercado eléctrico surgem cada vez mais operadores a disputar as nossas facturas de energia, pelo que pode ser interessante avaliar a mudança de operador.
A semana passada por exemplo a Galp Energia estreou-se no mercado da eletricidade com uma promoção que oferece 5% de desconto a quem contracte também o gás natural desta companhia.
As empresas concorrentes da EDP acenam-nos geralmente com um desconto de 5% na factura, mas é importante ler todas as letras, pois estes descontos são muitas vezes válidos apenas por um ano, e incidem apenas sobre a eletricidade consumida, logo uma boa parte do peso da factura como são as taxas de difusão, incentivo às renováveis etc fica inalterado.
Se tem neste momento um tarifário bi-horário, então ignore completamente este post, pois nenhuma das operadoras do mercado liberalizado dispõe deste produto, enquanto poder mantenha-se fiel ao que tem actualmente.
O propósito do post, não é dizer que deve mudar para este ou aquele, é apenas sensibilizar os menos informados, que as novas opções vão surgindo e que a poupança de faz pelo facto de estarmos informados e em cima do acontecimento.
Existem por ventura muitas pessoas, para quem a mudança faz todo o sentido e permite alguma poupança anual. Mas insisto, leiam todas as letrinhas do contracto.
Galp On
EDP
Iberdrola
Endesa
No Fórum Finanças Pessoais, do qual falei no post anterior, existe já alguns tópicos esclarecedores e que podem ajudar certamente a dissipar algumas das vossas dúvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário