Nos dias que correm os combustíveis, estão com preços incrivelmente elevados,o que nos obriga a mudar certos comportamentos de forma a conseguirmos fazer o máximo de Km com o mesmo dinheiro.
Existem um conjunto de dicas, que se bem aplicadas nos permitem ter mais combustível no depósito e dinheiro na carteira.
Eis algumas dicas muito simples, que o ajudarão a poupar combustível, o ambiente e a vida útil do nosso carro:
Conduza a baixas rotações
Sempre que possível opte por utilizar rotações do motor mais baixas, gerindo de forma eficiente a caixa de velocidades do veiculo.
Acelere e desacelere suavemente
Acelerações bruscas levam a que o seu veículo consuma mais combustível, emita mais gases poluentes para atmosfera e aumente igualmente o desgaste das peças do motor.
Evite situações ao ralenti (carro parado, mas em funcionamento)
Um automóvel gasta aproximadamente 1 litro de combustível por hora ao ralenti, por isso se o seu carro ainda não tem o sistema start & stop, desligue-o sempre que o tempo de espera numa fila for superior a 5 mins.
Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada
Um veículo com tecnologia moderna corta a injecção de combustível quando se retira o pé do acelerador e se mantém uma mudança engrenada. Esta situação permite o aproveitamento da energia cinética do veículo para prolongar o seu movimento, sem ser necessário consumir combustível. Assim, ao retirar o pé do acelerador, mantendo sempre o carro engatado, em descidas ou situações de travagem controlada (por exemplo na aproximação a uma portagem) pode aproveitar mais eficientemente a energia utilizada.
Esta dica vem desfazer o mito do carro em ponto morto, que além de não ser válida nos veículos modernos, é acima de tudo muito perigosa.
Saiba analisar os seus consumos
Para que possa melhorar o seu desempenho é essencial perceber como gasta o seu combustível. Ganhe sensibilidade aos seus consumos e procure analisar o seu perfil de condução.
Verifique regularmente a pressão dos pneus
A pressão dos pneus deve ser verificada regularmente, especialmente antes de um percurso longo, e sempre com os pneus a frio (não ter rodado mais de 3 km).
A utilização de pneus com pressão adequada diminui o seu desgaste e reduz o consumo de combustível.
Adicionalmente, a utilização de pneus com menor atrito de rolamento pode reduzir o consumo em cerca de 5% (ex: Michelin Energy Saver).
Evite pesos desnecessários no carro
Muitas vezes enchemos o carro de coisas desnecessárias, que além de não nos serem úteis, apenas contribuem para aumentar a factura no momento de encher o depósito.
Sabia que por cada 50 kg de peso adicional o consumo de combustível pode aumentar entre 1% e 3%? Em percursos urbanos o efeito do peso é particularmente importante, devido às constantes acelerações em situações de pára-arranca.
Sempre que puder, abdique de acessórios que reduzem a aerodinâmica
Assim, deve evitar a instalação de barras no tejadilho, suportes para bicicletas ou outros acessórios que afectam a aerodinâmica do veículo. Esta dica é especialmente válida quando andamos em auto-estrada.
Seja racional na utilização do ar-condicionado
Em percursos muito curtos, particularmente em tráfego urbano, a utilização do ar-condicionado pode ser pouco vantajosa, uma vez que a refrigeração do habitáculo poderá demorar mais tempo que a própria viagem. Adicionalmente, é nas situações de maior tráfego que o sistema de ar-condicionado consome mais, podendo chegar a representar cerca de 20% do combustível utilizado.
Com acto tão simples conseguimos poupanças significativas que nos ajudam a gerir de forma um pouco mais fácil o nosso orçamento cada vez mais limitado.
Adaptado de: EcoCondução
Sem comentários:
Enviar um comentário