Agora que as viagens de carro estão mais caras fruto do aumento dos combustíveis e da introdução de portagens em todas as auto-estradas nacionais, é tempo de voltar a olhar para o bom velho amigo comboio, como um óptimo meio de transporte, especialmente para pessoas que viajem sozinhas ao encontro das suas famílias.
É certo que em diversos trajectos o expresso fica mais em conta, mas com algum planeamento e atenção é possível fazer algumas poupanças, basta para isso estar muito atento ao site da CP.
Vou aqui apenas apresentar alguns exemplos:
Tarifa Especial - Alfa Pendular
Caso compre o seu bilhete com 7 dias de antecedência, tem direito a um desconto de 25% no preço do bilhete em alguns comboios:
- Alfa Pendular 121 (Lisboa: 6h00 ; Porto: 8h44)
- Alfa Pendular 125 (Lisboa: 12h00; Porto: 14h44)
- Alfa Pendular 129 (Lisboa: 20h00; Porto: 22h52)
- Alfa Pendular 180 (Porto: 5h47; Faro: 11h55)
- Alfa Pendular 124 (Porto: 11h47; Lisboa: 14h30)
- Alfa Pendular 136 (Braga: 20h09; Lisboa: 23h30)
Bilhete Família - 50% de Desconto
Oferece um desconto de 50% nos bilhetes para viagens simultâneas de 3 a 9 pessoas do mesmo agregado familiar, nos comboios Alfa Pendular e Intercidades em viagens ao sábado (todo o dia) e ao domingo (até às 12h00).
(+info)
Cheque Trem
É no fundo um documento pré-comprado que pode ser utilizado como um meio de pagamento e permite a aquisição de viagens e outros serviços até ao limite do seu valor.
Qual a vantagem? Bem basicamente oferece um desconto de 10% face à compra de bilhetes de forma isolada, sendo do meu ponto de vista uma boa solução para pessoas que fazem viagens frequentes.
(+info)
Outras parcerias e descontos.
A CP negociou ainda com diferentes parceiros um vasto conjunto de parcerias, que merecem ser devidamente exploradas e que tocam pontos tão diversos como entradas no Zoo de Lisboa, em Museus ou descontos no aluguer de veículos.
(+info)
Como vêm existem diferentes formas de poupar na utilização dos comboios, basta para isso algum investimento de tempo na pesquisa das vantagens associadas a este serviço.
Bem sei que os comboio em Portugal têm cada vez mais limitações, devido ao fecho de linhas e estações, mas ao deixar de utilizar este ou qualquer serviço apenas estamos a por a descoberto a sua hipotética inutilidade e como tal a acelerar a sua desactivação. Algo que neste caso concreto considero profundamente errado, ainda para mais depois de visitar países em que o comboio é rei e senhor, é limpo, pontual, leva-nos a todo o lado e ajuda a manter o ambiente em melhor estado.