quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Compras Colectivas - Ler bem antes de Comprar



O Jornal de Negócios publicou ontem um artigo bem interessante com o apoio da DECO, relativo aos sites de Compras Colectivas (ex. Groupon, Let's Bonus etc), cuidados a ter, etc.
Este tipo de ofertas popularizou-se mas as coisas nem sempre correm como pretendido, e para o barato, não sair caro, convém ter alguns cuidados.
Transcrevo em baixo um excerto do artigo.

 "...
As compras coletivas podem ser um bom negócio. Mas, em caso de conflito, reclame junto da empresa que lhe vendeu o cupão e da que ficou de fornecer o produto ou serviço
Refeições, viagens, calçado, telemóveis, massagens, bilhetes para espetáculos e tratamentos de beleza são apenas alguns exemplos do que é possível adquirir através de uma empresa de compras em grupo. A funcionar através da Internet, as chamadas compras coletivas ou em grupo têm tido sucesso entre os consumidores por venderem produtos ou serviços com descontos consideráveis. Daí aparecerem cada vez mais entidades a proporem este tipo de negócio.

Quando tudo corre bem, empresa e consumidor ficam satisfeitos: a primeira porque lucra, o segundo porque poupa. Mas nem sempre a compra está isenta de problemas e, só em 2012, recebemos 104 reclamações de consumidores insatisfeitos. Produtos que tardam em chegar ou que não correspondem ao encomendado, reembolsos em crédito para gastar em novas compras, em vez de dinheiro, ou serviços para os quais não se consegue fazer a marcação são alguns dos problemas que chegaram ao nosso conhecimento.

A Dinheiro & Direitos analisou os contratos das principais empresas de compras coletivas a atuar em Portugal: Cardume, Forretas, Goodlife, Groupon, LetsBonus, Odisseias e Sapo Voucher. Além de algumas ilegalidades, a Dinheiro e Direitos verificou que, regra geral, as empresas alegam o seu papel de intermediárias para não se responsabilizarem por falhas de quem entrega o produto ou presta o serviço.

Ilegalidades em grupo
A Deco descobriu algumas falhas e ilegalidades nos sete contratos analisados. Todos contêm disposições que procuram afastar a responsabilidade da empresa quando algo corre mal. Por exemplo, tanto a Groupon como a Goodlife garantem que o parceiro aceita o cupão vendido, mas não assumem quaisquer falhas por parte do mesmo. Contudo, disponibilizam-se para tentar encontrar uma solução se ocorrerem problemas com o resgate do cupão ou a prestação do serviço.

Já a Cardume desresponsabiliza-se por quase tudo, desde perdas e danos sofridos pelo utilizador quando utiliza o sítio na Net até à qualidade, pontualidade ou exatidão dos serviços prestados ou dos produtos comprados. Para piorar, determina que o utilizador aceita as disposições e que até reconhece e concorda que aquelas limitações refletem, de forma razoável e justa, os riscos corridos pela empresa e pelo utilizador ao adquirir produtos ou serviços na Cardume. A Odisseias e a Sapo Voucher também rejeitam qualquer responsabilidade por falhas na realização do serviço, tanto a nível da qualidade como do cancelamento.

Pelos contratos, não será fácil pedir justificações às empresas por deficiências ou danos causados pelo serviço, pois remetem a culpa para as entidades parceiras. Esta disposição é ilegal, pois se o bem ou serviço não for fornecido ao consumidor, este pode responsabilizar quem propôs a oferta e com quem celebrou contrato, mesmo quando está uma terceira entidade envolvida. O princípio é idêntico ao da lei que rege as agências de viagens. Estas também são responsáveis quando há falhas nos serviços turísticos prestados por outros.

Mas a Dinheiro & Direitos encontrou mais problemas. Por estarmos perante vendas à distância, deve ser sempre referida a possibilidade de o consumidor desistir da compra no prazo de 14 dias. A Cardume não o faz e a LetsBonus afasta este direito quando se trata da aquisição de bilhetes para espetáculos. A Goodlife declara que, na sequência de uma devolução, restitui os montantes gastos ao consumidor, mas desconta 3% relativos à intermediação bancária, o que é inadmissível.

As empresas preveem nos contratos a possibilidade de os alterarem em qualquer momento, apenas referindo que têm de o comunicar ao consumidor. Mas nenhuma indica que este pode desistir do negócio se não concordar com as novas condições. A Cardume chega ao ponto de anunciar que basta publicá-las no seu sítio, para se tornarem efetivas. A Odisseias determina que, se retirar algum local, fornecedor ou experiência do seu catálogo, não precisa de reembolsar quem o tenha comprado.

Apenas permite a substituição por outro semelhante. A LetsBonus entende que os utilizadores não podem reclamar ou avançar para tribunal devido a problemas com o serviço fornecido ou a violação das condições do contrato. Já a Cardume decide que o utilizador concorda em indemnizá-la por quaisquer reclamações, processos ou ações em que seja envolvida.
..."

Podem ler o artigo na integra, AQUI

Fonte: Jornal de Negócios

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dia sem IVA - Media Markt



Os dias sem IVA estão de volta ao Media Markt, o que significa que até dia 31 de Janeiro, todos os produtos da loja, estão com um desconto de 23% sobre o preço marcado.
Se estava à espera de um desconto para comprar esta ou aquela coisa, que fazia mesmo falta, aqui está a oportunidade.

Para ficar logo tudo clarinho, deixo aqui o regulamento da acção, também disponivel no site da marca:

Regulamento - Campanha // Dia sem IVA

1. Campanha válida no dia 31 de Janeiro de 2013;
2. Campanha válida para todos os artigos à venda na Media Markt;
3. Em caso de encomendas, estas terão de ser pagas na totalidade para estarem ao abrigo da campanha;
4. Campanha válida para clientes finais;
5.  A compra é limitada a  uma unidade  de cada referência  e estão excluídas empresas de revenda, distribuição ou exportação;
6. O valor correspondente ao IVA é descontado no ato da compra:
7. A satisfação/devolução não se aplica a todo e qualquer produto que se encomende propositadamente e que não exista stock em Loja;
8. A campanha não é extensível ao valor da Garantia +, nem Serviços Media Markt como entregas ao domicílio, instalações, revelações de fotografia, bilheteira, payshop ou compras de cartão oferta;
9. Campanha não acumulável com outras campanhas existentes;
10. Exemplo: Para um produto de PVP 123.- o IVA aplicável a este produto é de 23.-;
11. A Media Markt reserva-se no direito de alterar os presentes termos e condições sem necessidade de pré-aviso.

Fonte: Media Markt

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Chocolate Quente Gratuito nos transportes públicos de Lisboa e Porto





A acção "Momentos Vodafone" vai aquecer os corações e adoçar as bocas de quem anda nos transportes públicos de Lisboa e Porto.

O Café au Lait, Chococcino e Nesquik serão oferecidos aos utentes dos transportes públicos no Porto entre 23 e 25 de Janeiro e em Lisboa de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, entre as 7h30 e as 11h00 e das 17h00 às 19h00.

As acções vão decorrer nas seguintes datas e locais:

Porto:
23 Janeiro - Estação da Trindade 
24 Janeiro - S. Bento
25 Janeiro - Casa da Música

Lisboa:
28 Janeiro - Metro do Cais Sodré
29 Janeiro - Jardim Zoológico
30 Janeiro - Campo Grande
31 Janeiro - Alameda
1 Fevereiro - Marquês de Pombal


Fontes: Vou Sair  e Forúm Vodafone

Ganhe 10 € no Telemóvel c/ Planta Sabor a Manteiga


Ele há coisas fantásticas, andava eu aqui a navegar quando descobri esta peróla, então não é que gastando 2.80 €* em manteiga, que até é algo banal, podemos ganhar de imediado 10 € de saldo em qualquer rede, se fizermos um carregamento no valor de 20 €.
Esta promoção é valida para todos os operadores, e está em vigor de 15 de Janeiro a 15 de Abril, mas atenção, convém despacharem-se porque existe um limite de participações.

Fonte: Site Planta

* valor total de duas embalagens de Planta com Sabor a Manteiga, preço unitário de 1.40 € no Continente Online a 28.01.2013.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jumbo Online - Tudo a 1 €



Vale a pena passar na página do Jumbo Online, pois até dia 23 de Janeiro, a loja online deste hipermercado está a fazer uma promoção com a oferta de diversos produtos a apenas 1 €.
de uma forma geral nos produtos que vi compensa bastante, mas nada como verem por vocês mesmos(as).

Aceda aqui ao Jumbo Online

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Continente Magazine - Grátis p/ IPAD

Confesso que em termos de revistas de supermercado a minha preferência vai para a Sabe Bem do Pingo Doce, não só pelo preço (50 cents reais contra 1 euro real da Revista Continente, bem sei que 50 cents vão para o cartão, mas eu gosto mais deles no meu bolso), mas sobretudo pelos conteúdos e também pelos vales.
Mas em visita ao site do Continente Online deparei-me com esta informação. 
Quem tiver um IPAD, pode ler a Revista Continente de forma completamente gratuita, bastando para tal ir App Store da Apple e descarregar a aplicação da revista, e voilá, todos os meses pode descarregar esta revista sem qualquer custo.

Espero que está informação vos seja útil.