quinta-feira, 31 de maio de 2012

50% de Desconto nos brinquedos no Continente


As coisas têm andado muito mornas aqui no Poupança e Companhia, muito mais do que eu esperava e queria, mas entre família, trabalho, faculdade e voluntariado o tempo infelizmente não estica, é que a coisa não vai lá nem com promoções, talões ou quaisquer outras engenharias.
Enfim, de volta ao activo, aproveito para vos dar conhecimento de mais uma daquelas promoções com um numero simpático, ora pois o nosso 50%, desta vez em brinquedos e no Continente. Os mais organizados podem já começar a pensar nas prendas de Natal, ou nos aniversários que se adivinham.
Como sempre a unica coisa que tenho pena é que seja em cartão, gosto mais de o ver no banco para poder fazer uns aumentos através de depósitos e assim, mas como se costuma dizer, é melhor que nada.

Se poderem, é de aproveitar!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Instructables - A forma mais fácil de aprender a fazer

A internet é felizmente muito fértil em sites que nos explicam como fazer determinadas coisas, que vão desde o plantar uma arvore, fazer um bolo ou mesmo arranjar o frigiorifico lá de casa.
O Instructables, é um desses sites, ensina a fazer praticamente tudo passo a passo, com instrução devidamente ilustrada ou filmadas.
A unica desvantagem é que algumas coisas mais complicadas de fazer ou mais frequentes, têm acesso restrito e pago, mas fazendo as contas acaba por compensar se o custo do arranjo for um pouco mais elevado e você o poder fazer.
Pessoalmente tenho aprendido imenso com o site e recomendo-o vivamente.


Acima de tudo vale a pensar dar-lhe uma olhada: Instructables 


Há esqueci-me de referir que se trata de um site americanmo, pelo que pode representar algumas barreiras para os que são menos conhecedores desta lingua, mas nada qyue este amigo não ajude a resolver: Google Translator. Não é perfeito, mas à boa maneira tuga, desenrasca! 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pingo Doce - Promoção de 50% no Peixe até ao próximo Domingo




Começa já a ser um hábito tal, que já nem se faz grande alarido sobre isso., mas para os mais distraidos, começa hoje e prolonga-se até Domingo, mais uma promoção de 50% do Pingo Doce.
Desta vez é no peixe e a mecância mantém-se, 25 euros de compras noutros artigos de loja, dão-lhe acesso directo à promoção. 
A oferta será, mais uma vez, limitada ao stock existente e a 10 quilogramas por cliente.
Há que aproveitar, isto se depois das duas campanhas anteriores ainda tiverem espaço na dispensa e frigorifico.

terça-feira, 22 de maio de 2012

O que os atrasos/faltas de ordenado me ensinaram



O clima económico não é dos melhores e todos sentimos isso na pele, especialmente as empresas que se vêm abraços com o corte de financiamento bancário e com a falência de clientes ou a falta de pagamento por parte destes.
Tendo em conta que todo o mercado funciona em rede, muitas empresas começaram a deixar de pagar aos seus funcionários em absoluto ou começaram a pagar-lhes em tranches de modo a conseguirem manter-se activas enquanto esta turbulência não passa.
Como é obvio, o facto de ficar sem salário, como me aconteceu recentemente, é algo que me tira do sério, afinal sempre fui criado sob a ideia de quem trabalha e se esforça merece a recompensa, mas como muita coisa na vida, toda a regra tem excepção.
Esta experiência não foi no entanto algo que me passou simplesmente ao lado, ensinou-me algumas coisas, que considero importantes:

1. Ter algum dinheiro de parte para fazer face a emergências como estas é fundamental, bem sei que é cada vez mais dificil poupar o que quer que seja, mas o que tem de ser tem muita força, e numa situação de atrasos, não pagamento ou despedimento, a ausencia de fundo de maneio é a morte do artista;

2. Aquilo que julgavamos ser essencial na nossa vida, não passa de algo acessório que em tempos de aperto será mesmo cortado, falo de TV por Cabo, revistas, etc etc, no fim de contas tudo se resume às coisas que nos permitem estar bem, ou seja alimentação e saude e mais algumas coisas, o resto é mais ou menos gerivel;

3.Quando a situação se torna critica, a lágrima ajuda a descomprimir, mas não alimenta ninguém, há que erguer a cabeça, mantê-la fria e criar soluções. Situações de raiva, também são naturais mas também não aumentam o plafond da conta, pelo que é preciso controlar e seguir em frente;

4. Recorrer a ajuda monetária, especialmente de bancos, só em casos de catastrofe, porque se for encarada como solução primária, rapidamente se pode tornar numa bola de neve, ou seja, vai crescendo e nunca mais ninguém a para.

5. Parece estupido, mas é nestas situações que abrimos a pestana e percebemos que existem coisas realmente mais importantes na nossa vida e às quais não temos dado a devida importância.

Em suma, "bola para a frente, que atrás vem gente". 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Promoções na carne este fim de semana - Todas as oportunidades





Já todos ouvimos falar dos descontos de 50% que estão a ser promovidos pelas cadeias Minipreço e Pingo Doce na compra de Carne, mas esta "guerra de promoções" já se estendeu a um hipermercado E.Leclerc e a uma rede de talho no norte.
Assim para quem quiser aproveitar tudo isto, fica o resumo do "campo de batalha"

Promoção Pingo Doce:
Duração: 17 a 20 de Maio;
Acesso: Fazer compras de valor superior a 20 € noutros produtos da loja;
Condicionantes: Pode adquirir com desconto de 50% até 10 quilos de carne fresca e uma quantidade ilimitada de carne embalada em cuvetes;

Promoção Minipreço:
Duração: 16 a 19 de Maio;
Acesso: Tem de fazer pelo menos uma compra  e usar o cartão Clube Minipreço p/ ter acesso ao vale de desconto. Pode ser apenas um saco 2 cents; 
Condicionantes: Pode comprar até a um máximo de 20 euros em carne e o talão de desconto de 50% pode ser utilizado 10 vezes;


Promoção E.Leclerc do Entroncamento (apenas este):
Duração: 18 a 20 de Maio
Acesso: Apresentação do cartão de cliente E.Leclerc e compra mínima de outros produtos, além da carne, no valor de 25 euros;
Condicionantes: Não existem/Não divulgadas

Talhos Meireles 
Neste caso o cliente recebe um vale de desconto de 50% do que gastar na compra de carne que pode depois ser utilizado em qualquer talho da rede Meireles.

Este fim-de-semana, quem tiver a arca fazia, vai abrir certamente um talho em casa.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrada Gratuita - Dia Internacional dos Museus


Na próxima sexta-feira dia 18 de Maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, e como todos os anos os museus geridos pelo IMC e outros da Rede Portuguesa de Museus vão estar abertos ao público das 10:00h às 18:00h de forma totalmente gratuita.
Não dá de facto muito jeito para quem trabalha, mas se estiver em casa é um optimo pretexto para usufruir de uma boa dose de cultura de forma gratuita.
Dia 19 de Maio as entradas são gratuitas das 18:00h até por volta das 24:00h, o que já possibilita levar as crianças e a familia para um passeio no minimo diferente.
Preve-se que durante estes dois dias alguns museus ofereçam eventos especiais, como esposições temporárias, palestras etc...

É de facto uma oportunidade unica no ano que vale a pena aproveitar!


Conheça esta iniciativa em pormenor Aqui

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Promoções das lojas de electrodomésticos e informática não valem a pena?



De acordo com um artigo de hoje no Jornal Meios e Publicidade, um estudo da DECO Proteste concluiu que muitas das promoções anunciadas nos folhetos das lojas de informática e electrodomésticos não trazer benefícios aos consumidores. 
Tendo em conta a clareza do artigo e o facto de ser sempre melhor a leitura do original, transcrevo-o de seguida na integra:


"

“Não se iluda com os folhetos das lojas”, alerta a DECO depois de avaliar 41 campanhas promocionais de 10 cadeias de lojas de electrodomésticos, equipamento electrónico e material informático. O estudo detectou que logo no início destas campanhas, dos 852 equipamentos analisados, 4% não podiam ser comprados porque não se encontravam disponíveis, nem por encomenda. À medida que as campanhas se iam aproximando do fim, as falhas foram aumentando até aos 6%, no entanto, em certas lojas destas cadeias mais de um quinto dos produtos não podiam ser adquiridos.
Uma semana após o período promocional, 90% dos produtos ainda estavam à venda e, em 80 por cento dos casos, continuavam em exposição. O dado mais relevante está no factor preço. Após a campanha, 43% dos equipamentos mantinham o preço divulgado no folheto e 12% estavam até mais baratos. Em 45% dos casos o preço era agora superior. “Se a maioria dos produtos continua disponível fora da campanha e a a um preço, senão inferior, pelo menos, igual, podemos concluir que estas acções promocionais, muitas vezes, não são mais do que estratégias desenhadas para atrair o consumidor”, alerta a DECO. Rádio Popular (Santarém), Staples (Santarém) e Worten (Rio de Mouro) foram as lojas que obtiveram a pior classificação neste estudo. Já as Box (Coimbra, Faro e Famalicão), Cofnroma (CascaiShopping), Fnac (Viseu), Media Markt (Leiria), Rádio Popular (Famalicão) e Vobis (NorteShopping) obtiveram a classificação mais alta: muito bom. Datava de 2008 a última análise da DECO a este tipo de acções de marketing.
"
Confesso que pessoalmente já tinha detectado algumas situações do gênero, que são frequentes também noutro tipo de lojas e se no principio ainda ia na cantiga e fazia outras compras, agora faço questão de dar meia volta e fazer o boicote possível a este tipo de lojas. 
Infelizmente nestes casos as lojas estão de alguma forma protegidas, até ao dia em que alguém vá la no primeiro dia da promoção seja dos primeiros a entrar, não lhe seja dado acesso ao produto e essa pessoa faça queixa à Direcção Geral do Consumidor. Algo que infelizmente ainda deve acontecer pouco porque está provado que os portugueses são culturalmente avessos a reclamar.
Vou estar atento a esta questão, e ainda mais a um possível artigo no site da DECO que depois partilharei convosco. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campanha de Emagrecimento - Pingo Doce e Continente


O Verão está há porta, basta olhar pela janela e comprovar o belo dia de praia de hoje se faz sentir.
A certo e sabido que o chamado "corpo de praia" se faz com uma boa alimentação, exercício físico e uma grande dose de hábitos de vida saudáveis. E isso sim poupa não só a nossa saúde como também a nossa carteira.
Ainda assim e por existem adepto(a)s para tudo, e por vezes algumas ajudas também não são mal vindas, cabe-me o dever de informar de uma campanha de descontos que Continente (Well's) e Pingo Doce estão neste momento a fazer nos produtos dietéticos de para-farmácia. 
No Pingo Doce como de costume o desconto é imediato, no Continente fica em cartão.

Seguem os links com cada um dos folhetos da promoção: 



De qualquer forma  fica a nota, perder peso sim, mas só pela saúde, nada de maluqueiras!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Poupar na Factura da Eletricidade - Escolher outro Fornecedor

Existem várias maneiras/dicas para diminuir o seu consumo de eletricidade, mas existe uma que se calhar nem sempre lhe passou pela cabeça, a de mudar de operador.
Com o aproximar da liberalização total do mercado eléctrico surgem cada vez mais operadores a disputar as nossas facturas de energia, pelo que pode ser interessante avaliar a mudança de operador.
A semana passada por exemplo a Galp Energia estreou-se no mercado da eletricidade com uma promoção que oferece 5% de desconto a quem contracte também o gás natural desta companhia.
As empresas concorrentes da EDP acenam-nos geralmente com um desconto de 5% na factura, mas é importante ler todas as letras, pois estes descontos são muitas vezes válidos apenas por um ano, e incidem apenas sobre a eletricidade consumida, logo uma boa parte do peso da factura como são as taxas de difusão, incentivo às renováveis etc fica inalterado.
Se tem neste momento um tarifário bi-horário, então ignore completamente este post, pois nenhuma das operadoras do mercado liberalizado dispõe deste produto, enquanto poder mantenha-se fiel ao que tem actualmente.
O propósito do post, não é dizer que deve mudar para este ou aquele, é apenas sensibilizar os menos informados, que as novas opções vão surgindo e que a poupança de faz pelo facto de estarmos informados e em cima do acontecimento.
Existem por ventura muitas pessoas, para quem a mudança faz todo o sentido e permite alguma poupança anual. Mas insisto, leiam todas as letrinhas do contracto. 

Operadores de eletricidade c/ oferta comercial p/ mercado doméstico:


Galp On
EDP
Iberdrola
Endesa


No Fórum Finanças Pessoais, do qual falei no post anterior, existe já alguns tópicos esclarecedores e que podem ajudar certamente a dissipar algumas das vossas dúvidas. 


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mudar de Fornecedor de Eletricidade? Sim ou Não?


Embora já esteja um pouco desatualizado, continua a ter alguma informação útil.
De referir que entretanto o plano EDP Continente já não está disponível, e a Iberdrola já tem uma oferta para o mercado residencial. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fórum de Finanças Pessoais - Aprenda e esclareça as suas dúvidas financeiras



Os mais atentos já reparam que desde o inicio coloquei na barra superior do blog um link para o Fórum Finanças Pessoais.
Trata-se de um fórum, que gosto muito e no qual participo, e que criado à alguns anos pelo Pedro Pais, o mesmo autor do blog Pedro e o Blog.
Este fórum serve de ponto de encontro e discussão sobre alguns temas da vida financeira quotidiana, tais como contas bancárias, serviços bancários, irs , seguros, depósitos a prazo e outros produtos fianceiros, enfim muitos dos assuntos que dizem respeito a qualquer pessoa que queira gerir melhor a sua vida financeira.
A grande vantagem passa pelo facto das nossas questões serem muitas vezes respondidas por pessoas como nós, que têm conhecimentos mais avançados sobre este ou aquele assunto, e não pelo nosso gestor de conta que até pode ser uma amor de pessoa mas tem por vezes objectivos financeiros que podem condicionar as recomendações que nos dá. (não quer dizer que não o devamos continuar a consultar).
Convido-vos a visitarem o fórum, a registarem-se e a contribuírem para esta comunidade que está em crescimento.

Aconselho também uma vista ao blog do Pedro, pois contém uma serie de ferramentas muito uteis, tais como o simulador de depósitos a prazo ou do crédito habitação entre outros.

Para aceder a cada um deles, basta como de costume clicarem nos links presentes no texto.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Miguel Gonçalves no TEDxPorto - começar a semana c/ força




As dificuldades económicas que atravessamos são reais e afectam cada vez mais pessoas, poupar e utilizar racionalmente os recursos disponíveis é essencial, descobrir novas formas de vencer na vida também, é por essa e outras razões que o Poupança e Companhia e muitos outros blogs de poupança, investimento e economia doméstica nasceram e povoam cada vez mais a web nacional.
No entanto, existe algo mais difícil do que poupar na factura da luz/água/gás, acumular descontos em cartão ou esperar horas por descontos de 50%, aquilo que a me refiro e digo ser difícil é mudar a mentalidade de que não somos mais do que somos e que não conseguimos, não temos sorte e outras desculpas que tais.
É por isso que no inicio desta semana vos deixo com um video do Miguel Gonçalves no TEDx Porto, que me inspirou e espero que vos inspire a levantar a cabeça, arregaçar as mangas e dar corpo à luta, porque embora pareça conversa de chacha, eu próprio já tive a prova na minha vida que perante a adversidade a atitude deve ser sorrir e lutar e não chorar, e que muitas vezes um passo atrás nos ajuda a dar um grande salto em frente, o importante é acreditar e trabalhar duro.A sorte é algo que dá muito trabalho.

Desejo a todos uma excelente semana, recheada de lutas e vitórias, e muita aprendizagem com os erros, pois só erra que faz alguma coisa.

Convido-vos também a partilharem esta mensagem. (não necessariamente o post, mas a mensagem)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MYGON - As melhores ofertas perto de si (literalmente)


O mercado das compras colectivas continua a mexer e conta agora com uma nova plataforma, a MYGON.
Destinada a consumidores, comerciantes e a proprietários de sites/blogs, esta plataforma tem como grande vantagem o facto de nos mostrar em tempo real as ofertas existentes perto do local onde nos encontramos.
Quem como eu aderiu a sites de compras colectivas sabe que as ofertas são-nos sugeridas por cidade, mas Lisboa e Porto por exemplo são cidades muito grandes e por vezes existem ofertas que embora interessantes ficam completamente fora de mão.
Com esta ferramenta torna-se mais fácil descobrir um restaurante com uma promoção, para ir depois do trabalho, ou quem sabe um spa no local onde estamos de férias, enfim as possibilidades abrem-se grandemente. 
Para perceberem um pouco melhor como tudo funciona, convido-vos a ver o vídeo de apresentação da plataforma e a visitarem o site.



Caso desejem registar-se podem fazê-lo pelo meu link de recomendação, que pode ser acedido aqui.
Experimentem e partilhem a vossa opinião sobre o serviço.

Nota: Este post contém links de afiliado, o que significa que caso adira ao serviço poderá contribuir com uma pequena contribuição para o blog Poupança e Companhia.

50% de Desconto IKEA



Definitivamente os 50% de desconto estão a ficar na moda, depois da mais do que badalada acção do Pingo Doce, é a vez do IKEA nos brindar com descontos de 50% em cerca de 300 produtos de 2 a 13 de Maio.
Não se tratam de bens de primeira necessidade, mas são sempre optimas ocadiões para fazer aquela compra que deixamos para depois ou para comprar prendas para os nossos entes queridos.
Quem sabe não encontramos aquele miminho para a nossa mãe. 

Espero que aproveitem bem esta e outras promoções,

quarta-feira, 2 de maio de 2012

App Fon - Internet à borla no seu Smartphone e Tablet


Já aqui falei do serviço Zon Fon, que permite aos clientes da Zon acederem à internet de forma gratuita, utilizando as redes sem fios dos clientes da operadora. 
Agora venho falar-vos da App da Fon, que faz basicamente o mesmo, mas que está mais orientada para os smartphones e tablets, que estão cada vez mais presentes nas nossas vidas.
Para terem acesso à App basta irem ao Google Play e após fazerem a instalação, introduzirem os dados com que se registaram no serviço e voilá.
A grande vantagem da App é que se liga automaticamente aos pontos de acesso Fon disponíveis, sem que tenham de fazer o que quer que seja novamente, logo sem terem de andar à procura de redes abertas ou outras complicações.
Uma vez que tenho um smartphone que me foi cedido pela empresa, já tive oportunidade de experimentar a App e só vos digo que funciona às mil maravilhas, em Lisboa e Porto dada a grande concentração de ponto de acesso Zon Fon, com alguma sorte é possível estar constantemente ligado à internet sem gastar um unico cêntimo em planos de dados.
Para mim é uma solução bem interessante, dado que nunca adquiri um smartphone, porque além de achar os preços elevados, não estava disposto a pagar para ter internet no telemóvel. E convenhamos ter um smartphone sem acesso À internet, é algo que apenas para mostrar aos amigos, porque para isso qualquer telemóvel básico da para o gasto.

Nota: A App em questão, apenas está disponível para terminais Android, para uma utilização com dispositivos windows mobile e Apple iOS, a configuração de acesso à rede tem que ser feita de forma manual. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Promoção Pingo Doce - 50% de Desconto em conta



Conforme já tinha avançado ontem no Facebook da Mónica (Dona de Casa Perfeita), o Pingo Doce vai realizar hoje uma promoção, em que faz um desconto de 50% na conta final  em todos os produtos vendidos nos seus supermercados.
Esta noticia avançada na manhã de ontem pelo jornal Diário Económico apenas como um rumor, acabou por se verificar, e a promoção está de facto a acontecer.
Pelo que pude apurar  a maioria das lojas está completamente cheias e algumas fechadas até ganharem espaço para a entrada de mais clientes, sendo que os stock estão também a ser repostos dentro do possível.

Aqueles que preferirem aproveitar a a promoção, mesmo sendo o Dia do Trabalhador, desejo uma boas compras, de preferência muito racionais e planeadas, de modo a não levarem aquilo que não vos faz falta ou que se irá estragar, lá porque está mais barato não quer dizer que não mereça bom uso. 
A todos os que preferirem comemorar de outras formas este dia, desejo um óptimo Dia do Trabalhador.